sábado, 26 de outubro de 2013

QUE TIPO DE SOLO TENHO SIDO?



Por séculos os homens muito têm aprendido com as lições deixadas por Jesus para a vida. Para nossos dias nada há mais atual que suas parábolas, em Mateus 13 lemos a parábola do semeador; Uma parábola notável como esta somente poderia ter sido falada por meu Jesus, que costumava usar as coisas simples para passar grandes ensinamentos.
Imaginar Jesus ensinando sobre semeadura? O texto diz que Ele estava próximo ao mar da Galiléia. Porque    escolheu este lugar? Tratando-se de Jesus, digo, não poderia ter escolhido um lugar melhor. Aquele era um lugar de solo fértil, verdade, mas de muitos pedregulhos, somente coberto por terra. Não era plano, é um lugar de montanhas. Também é comum ao local, plantas espinhosas. Mas enfim, se tratando de uma aula de Jesus, tinha ali um vasto material. Coisas simples para grandes lições. A primeira lição: Jesus usava e continua a usar peculiaridades de nossa vida para nos mostrar o que não queremos ver.
Jesus usou uma ilustração de fácil assimilação para aqueles que o ouviam. Mesmo as pessoas que não convivem com a agricultura pode entender; Para se obter uma boa coilheta não basta ter semente de qualidade, o solo tem que ser adequado ou não haverá um bom crescimento. Usando o material que todos tinham a vista os converteu em parábola para instigá-los a pensar. Percebemos que as sementes eram todas da mesma qualidade, o que diferenciava era o solo onde caíram. O solo, esse sim, iria requerer uma análise minuciosa. Lemos: Algumas sementes foram comidas pelos pássaros, outras começaram a crescer, mas foram sufocados pelas ervas daninhas, e algumas cresceram instantaneamente, mas não tinha terra suficiente para promover seu crescimento. Mas as sementes que caíram em TERRA BOA frutificaram. Que Jesus queria que víssemos? Ora, Ele quis que olhássemos para nossos corações como sendo terra, ao procedermos assim entenderemos seu plano, a palavra de Deus é a semente, um mesmo tipo semente (de excelente qualidade) foi lançada por todo o caminho, de conformidade com a resposta de cada pessoa à palavra de Deus veremos os diferentes tipos de solo apresentados. Contando essa parábola Jesus levou cada um a refletir, é certo que o ensino nos alcançou e o objetivo para a análise continua; Cada pessoa buscará descobrir: “Que tipo de solo eu sou?” A atualidade da parábola nos faz perceber que o Semeador continua a  lançar as sementes, quer plantar a sua palavra em nossos corações, e tem expectativa pelas nossas vidas; A semente do conhecimento deve crescer, somos a terra boa para acontecer em nós a multiplicação?

Um Abraço,
até a próxima! (AMMNP).

Nenhum comentário: